Dia da Semana

 


 

Caminho rumo a quatro árvores

as mesmas árvores rumo às quais caminhei hoje

são as árvores rumo às quais caminharei amanhã.


Fiz um desenho na minha cabeça, por quinze minutos.

Um ziguezague de pontos pontos os mesmos pontos de antes

os mesmos pontos do dia

os mesmos pontos de quando estava em casa

os STASI. Sem êxtase.


Alucinei no Pi. Fiz equações em mim mesmo.

Multipliquei resultados que encontrei

não sei onde, nos fundos dos bolsos

e removi a pulseira

para recolocá-la posteriormente.


Eu trago tudo para cá:

São José, o carpinteiro, trago para cá.

Coloco no carro comigo, coloco no cigarro comigo.

Junto com Daphne Oram, coloco no carro comigo.

Caminhamos de carro.

Aonde chegaremos resta saber.

Temos meia hora e o tempo já está correndo.


Quero saber se a inquilina debaixo de mim

se incomodará com meu ventilador

até o fim dos tempos.

Mas entendo que o negócio é uma turbina.

Tenho um poema para enviar à Piauí.

Mas entendo que não cabe na bobina.


Escrevo cânticos com lápis e apago,

os tristes, reescrevo bonitos, escrevo em mim o nome

de quem digo a quem pertenço.

Queria comer uma jantinha.

Pensei num cara de um date hipster

que quando levasse a menina pra sair

levasse ela pra comer uma jantinha.

Que decepção seria.

Mas a jantinha era boa, tinha bons molhos.


Que decepção seria.

Se eu nascesse Wandinha.

E sem varinha não tivesse a desculpinha

para ser assim, quarta-feirado,

inflamado, com a asa arrancada.

Eu sou um anjo com as asas podadas.

E meu nome está numa lista.

Meu nome está numa lista e nela pertenço.

Meu nome está numa lista e nela me teço.

De terça a sexta tocando os sinos.

Ring your bells. Ring your bells.

Christ is coming. Ring your bells.


Minha parafernália musical está apenas começando

e talvez eu seja um trineto de Hermeto

tímido

ainda sem cassetes

quem sabe eu não escreva um dia uma carta para vocês

de longe

mais longe do que os Estados deste espaço

de mais longe que os olhos podem ver

quem sabe eu não receba uma carta sua

me chamando atenção no meu processo de

desistir de insistir


Quem sabe eu não seja um dia da semana

e me vista da cor que quiser

neste dia da semana

inclusive a cor translúcida


Eu peço que você tenha lido bastante coisa para chegar até aqui

Mas sabemos que o que você lerá é muito pouco

e que o que eu li é muito pouco

se comparado com o que os psicanalistas esperam de nós


Sabemos que há diferentes níveis de

hierarquia de níveis

na fauna literata deste local

e que até hoje

muitos de nós não tiveram a ousadia

de ler Grande Sertão Veredas

ou de terminar o Ulysses

ou de ler uma Antologia Poética qualquer


Eu já tenho o meu brinde

e o deposito dentro do copo

enquanto aguardo por você

que não me lerá, se Deus assim quiser

pois fico perdido em brincadeiras textuais

ao som de Daphne Oram


Isto aqui deveria ser uma prece

e será apreciado por

quem merece

pois o esforço que eu fiz hoje

foi só por mim

e as voltas que eu suei

foi só em mim

e a missa que eu vou

só vou a mim


E se eu me juntar a um culto

juro que não deixo oculto

minha predileção por

alguma comunidade


E se eu ficar sozinho

não, não ficarei sozinho


Pois receberei uma carta sua, de longe,

de mais longe que os Estados deste lugar

me convidando a ficar.


Me lembro de quando um de nós escrevia

que ia à missa num poema

e o outro respondia

em outro poema

Não vá à missa, amigo meu,

meu irmão,

cante comigo canções determinadas

importadas da bandeira portuguesa

pegue a minha mão

e agora pegue em nada no ar

pois minha mão já está pegando em outro ar

e a pessoa nem ia à missa

nem tinha mão para pegar.


E se eu ficar sozinho

não, não ficarei sozinho.


Pois receberei uma carta sua, de longe,

de mais longe que os estados deste lugar

me convidando a pousar a cabeça

no seu colo

onde eu posso ser um dia da semana.

Nenhum comentário: